ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TUTOR: IVETH CORRÊA
ALUNO: OSENIAS ALVES DA SILVA.
ÁLGEBRA
Local: Turilândia
Ano: 2011
Álgebra
O uso da álgebra e especialmente em função exponencial com a internet terá como objetivo a integração e aplicação da informática no cotidiano tanto na escola como em outros ambientes de convívio geral dos alunos das turmas “B” e “C” da 1ª série do ensino médio da escola Newton Bello anexo II de Turilândia – Ma.
Dados da aula:
Disciplina: Matemática;
Conteúdo: Função Exponencial;
Recursos: Laboratório de informática
Objetivo:
Definir a exponencial, representar graficamente a função exponencial, identificar o domínio, contradomínio e imagem da função exponencial, classificar em crescente ou descrente.
Duração da atividade:
3 aulas de 45 minutos;
Conhecimentos prévios a ser trabalhado com os alunos: propriedade da potenciação e radiciação e definição de função
Estratégia e recurso da aula:
Pesquisa no Laboratório de informática (labin)
Será levado todos os alunos ao labin, à eles apresentar-se-á uma situação problema para que eles possam refletir sobre o assunto função exponencial (definição e construção de gráficos) por exemplo ao trabalhar um problema de vestibular da (PUC – RS) que diz: Uma substância que se desintegra ao longo do tempo tem sua quantidade existente, após t anos, dada por (indicar uma equação, o sistema do Word ao salvar está dando incompatibilidade de arquivo) representa a quantidade inicial. A porcentagem da quantidade existente após 1000 anos em relação a à quantidade inicial Mo é:
Com base neste modelo de exemplo acima questioná-lo-ei como se eles pudessem resolver este problema, com isto mostra a eles que este tipo de problema se classifica como uma função exponencial e qual seria seu valor após 1000 anos. Depois darei um tempo para pensarem e em seguida realizar um debate e uma oficina de construção de gráficos utilizando para isto uma ferramenta que poderemos baixar da internet que se chama winplot. Logo após este debate e oficina mostrarei as possíveis soluções pedindo a eles que registrem as soluções apresentadas, e que assistem ao vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=vTIXdWSJ_u0.
Referencias Bibliográficas:
GUIA DO CURSISTA – Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19121