domingo, 6 de novembro de 2011

Minha Escola

Diante da necessidade do uso das novas tecnologias em sala de aula, lecionar já não é transmitir conhecimento, mas orientar e conduzir o aluno rumo a sua própria autonomia de aprendizagem, foi com este propósito de verificar o trabalho de alguns colegas de minha escola de Santa Helena e Turilândia que entrevistei ao total cinco colegas professores sendo dois de Turilândia e três de Santa Helena, com isto pude fazer um comparativo melhor do trabalho destes.
  Quanto as tecnologias existentes em Turilândia e em Santa Helena são: Data-show, Reto-Projetor, DVD e o laboratório de informática (labin), em ambos os professores afirmaram que utilizam algumas destas ferramentas somente para trabalhos tradicionais como elaboração de avaliações e em raros momentos passam um vídeo e utilizam o data-show, eles assim como eu já que trabalho na mesma escola afirmaram que é impossível o uso do labin visto que o mesmo se encontra com defeito e que ninguém se posiciona para arrumá-lo. Já na escola de Santa Helena a situação é um pouco diferente para os professores entrevistado,  visto que, não utilizam devido dificuldade em manuseio inclusive um dos entrevistados é aluno matriculado neste curso e acabou desistindo devido a enorme dificuldade de dominio, ele afirmou que tinha se matriculado neste curso pensando que iria aprender alguma coisa sobre o assunto mais percebeu que o curso já é para pessoas que dominam as tecnologias o que o tornava impossível de continuar, porem não vem a caso, os outros dois falaram que utilizam as tecnologias simplesmente para elaboração de avaliação por não conseguirem associar os conteúdos de sala de aula as tecnologias como por exemplo o labin, eles afirmaram que se caso na escola tivesse uma pessoa responsável para orientar nas atividades no labin seus trabalhos tenderia a ficar mais fáceis e com certeza repensaria suas praticas.
Portanto esta pesquisa foi de fundamental importância para minha pratica, visto que, detectei que mesmo os professores não utilizando das tecnologias disponíveis em sua escola para atividades pedagogias de certa forma utilizam de forma tradicional e que os mesmos gostaria de rever suas praticas mas para isso necessitam de apoio da própria instituição. Nota-se ainda que não adianta só adquirir tecnologias para a escola mas que também é necessário qualificar estes profissionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário