É incrível como o texto a partir da entrevista ao professor Antônio Nóvoa a mais de dez anos se faz tão presente em nossos dias, em sua entrevista ele relata a partir das diferentes classes sociais que se encontra na escola e fala do problema que reflete diretamente, no entanto acrescento, o que talvez ele não sabe ou não sabia é que este não é o problema a ser enfrentado pelos professores e sim salas sem um mínimo de condições de trabalho, super-lotadas, com alunos que não sabe seu papel enquanto estudante e que o professor fica impossibilitado de realizar um trabalho que para eles mesmos ficassem mais prazerosos, os desafios que cada profissional da educação como ele mesmo menciona ao decorrer de sua entrevista como: baixos salários faltas de respeito que o atual professor não tem como era há alguns anos atrás o que amenizaria a questão pelo menos dos baixos salários já que essa realidade da área não é de hoje, mas ele afirma também que “Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona”. Pois, as diferentes classes sociais em um mesmo ambiente de ensino é uma complexidade que o professor tem em lidar.
Sabemos que ser professor nos dias atuais vai alem de levar informações aos alunos, é preciso didática e metodologias que o atraem de certa forma. Entretanto desenvolver um trabalho, afirmo num ambiente em que não são oferecido qualquer condições para realizá-lo deixa este professor cada vez mais inseguro e frustrado.
Percebemos através do artigo de José Armando Valente em Aprendizagem continuada ao longo da vida, que ele frustra mais ainda o professor que busca de certa forma desenvolver seu trabalho e mesmo assim não consegue atingir com seus objetivos, visto que para haver um verdadeiro aprendizado, ou seja, para que haja uma troca de experiências: professor “ensina” “aprende” e aluno “aprende” “aprende” era necessário que eles tivessem necessidade de mudar sua própria realidade.
Portanto o texto do professor Antônio Nóvoa e o artigo de José Armando valente são de grande valia para o professor enquanto, investigador de seus próprios processos de trabalho, no entanto sabe-se que cada professor já é por essência um pesquisador reflexivo de seu trabalho pedagógico.
Parabéns Osenias. Gostei muito do teu blog.
ResponderExcluirAbraço forte!